União Geek participa do evento mundial Software Freedom Day (2018)

  • mockup_header-palestra-sfd
  • debate-palestra-sfd_002
  • debate-palestra-sfd_003
  • debate-palestra-sfd_004
  • debate-palestra-sfd_005
  • debate-palestra-sfd_001

Uau… que evento?!! E é assim que começo escrevendo mais um post aqui no blog. Nossa pessoal, leitores, enfim, você que está lendo este conteúdo! Evento maravilhoso realizado no último dia 15 de setembro (sábado): o Software Freedom Day 2018 (SFD2018).

Para os que ainda não conhecem “e/ou caíram aqui de paraquedas” o evento é uma comemoração mundial e anual que ocorre no segundo sábado do mês de setembro e discute o tema de Software Livre e Código Aberto. O objetivo principal deste encontro é conscientizar a comunidade acerca dos benefícios e vantagens do uso dos Free/Libre and Open Source Software (FLOSS, como é mais conhecido), independente do ramo de atividade.

Em 2018, no estado do Pará/Brasil, este evento foi realizado na região da Grande Belém, mais especificamente em Ananindeua. Organizado e realizado pela Paralivre (Comunidade Paraense de Software Livre) em parceria com a UNAMA (Universidade da Amazônia, Grupo Ser Educacional) e contou com o apoio de vários outros grupos e empresas para a concretização desta celebração.

Palestras, debate e minicursos fizeram parte desta comemoração incluindo apresentação de projetos em robótica com hardware livre (open hardware). E, embora tenha sido o primeiro (de muitos) da região, contou com cerca de 200 participantes que vieram não só da cidade sede do evento como de cidades vizinhas. As caravanas do IFPA, UFRA, UFPA e Escola Gaudêncio Ramos estão de parabéns pela participação.

  • Saiba mais sobre o evento no site oficial da organização no Pará, clicando aqui e na publicação da comunidade clicando aqui.

Nós da União Geek, além de participação em palestra com o colaborador André Henrique, doamos um voucher promocional com bolsa integral para um treinamento exclusivo.

Parabéns ao ganhador.

Só temos que agradecer à todos que estiveram presentes, aos palestrantes e instrutores, aos participantes, à organização.

Ah, não poderia esquecer de agradecer o almoço paraense tradicional oferecido aos participantes da União Geek. Nossos cumprimentos ao chefe!

Por fim, não poderia concluir este artigo sem citar a iniciativa linda e maravilhosa de inclusão aos deficientes auditivos. Sim, o evento contou com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e o melhor, uma plateia diferenciada que não importando suas deficiências, estiveram presentes como público participativo: PARABÉNS À VOCÊS!!

Acompanhe a comemoração nas redes sociais com a hashtag mundial: #sfd2018.


Palestra realizada por colaborador da União Geek

Ao contrário do que alguns apregoam, o universo open source está longe de ser homogêneo. Muitos conceitos e estereótipos são apregoados sobre os adeptos do Software Livre. “Fulano é Hacker porque usa Linux”. Esta palestra vem contextualizar a Ética Hacker, a Comunidade Livre e a Colaboratividade que gira em torno de algo comum: A Liberdade de Software, Hardware e Ideias.

Em torno de um objeto em comum, acham-se diversos colaboradores que dispõem-se em comunidades específicas. Estas comunidades detêm vários atributos que a elas são muito próprios, configurando um cenário democrática, plural, colaborativo e livre.


Confira nossa galeria

Fonte: Foto reprodução Paralivre

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =