I Circuito de Palestras em Desenvolvimento e Tecnologia da Informação

  • mockup_header_cptiug2018
  • mockup_header_cptiug2018-2jpg
  • mockup_header_cptiug2018-3
  • mockup_header_cptiug2018-4
  • mockup_header_cptiug2018-5
  • mockup_header_cptiug2018-6
  • mockup_header_cptiug2018-7
  • mockup_header_cptiug2018-8

Com a crescente popularização dos dispositivos eletrônicos (smartphones, notebooks, etc) o uso de tecnologias (como a Internet, Aplicativos, entre outros) tornou-se parte do dia-a-dia da população. O software é hoje ubíquo e está presente em todos os momentos e rotinas de uma pessoa. Acadêmicos e profissionais em tecnologias da informação tais como desenvolvedores, precisam manter-se sempre atualizados quanto ao uso de novas metodologias, ferramentas e técnicas disponíveis para evoluir seus softwares.

Neste cenário, é extremamente importante a interação dos novos desenvolvedores com profissionais experientes e com uma trajetória no mercado e principalmente regional. Desta forma, a União Geek em parceria com a Faculdade Estácio Castanhal por meio da coordenação dos cursos de tecnologia da informação, promoveu no último dia 19/11 um encontro entre os participantes presentes com convidados especiais nas áreas de desenvolvimento de aplicativos móveis e desenvolvimento de games, compartilhando suas experiências, dicas e os desafios enfrentados em sua carreira.

Incrível: é uma definição que posso fazer em elogios ao evento. Este evento recebeu o título de “Circuito de Palestras em Desenvolvimento e Tecnologia da Informação” com a ideia geral de continuarmos trazendo esta ideia para as instituições de ensino, durante os próximos anos.

Nosso principal foco foi o de conscientizar os participantes por meio das palestras, sobre as tendências de mercado para o desenvolvimento de aplicações, de uma forma geral sejam para web, dispositivos móveis e jogos digitais, explorando o cenário atual da região e suas principais tecnologias.

Para acompanhar este evento e as postagens dos participantes em redes sociais, criamos as “hashtags” #CPTIUG2018 #uniaogeek #UniãoGeek.

A interação e participação do público entre dinâmicas com os palestrantes, foi enriquecedor do ponto de vista da aprendizagem por meio de jogos.


Convidados Especiais

Além de algumas dinâmicas, brincadeiras com sorteios e descontos em oficinas e treinamentos da União Geek, contamos com a participação de alguns palestrantes do mercado regional, com ampla experiência em programação de jogos e aplicativos.

  • Palestrante: Larissa Guimarães
  • Organização: Google Developer Group (GDG Belém) e Tá Safo
  • Palestra: Melhorando a qualidade do seu App com Firebase
  • Resumo: Como desenvolver aplicativos móveis com testes automatizados utilizando o Test Lab, e rastrear erros, bugs e falhas com o Crashlytics, otimizando e melhorando o desenvolvimento e manutenção do app.

 

  • Palestrante: Ivo Barbosa e Khelson Farias
  • Organização: GameDevsPA (Desenvolvedores de Jogos Regionais)
  • Palestra: Como se preparar para o Mercado de Games
  • Resumo: Cada vez mais os jogos e os sistemas interativos estão sendo aplicados aos negócios. Atualmente Emissoras de TV usam simulações interativas, hospitais empregam a tecnologia para o restabelecimento de doentes, os grandes eventos levam o entretenimento para as massas e fidelizam o seu público alvo e as redes sociais engajam cada vez mais público com seus jogos on-line. O problema é a falta de mão de obra ou o engajamento da equipe desenvolvedora, então nesta palestra, vai ser ministrados proposta de soluções aplicadas tanto em arte como em programação e gestão de projeto.
  • Redes sociais: facebook.com/Gamedevspa instagram.com/gamedevspa

Agradecimentos

De fato este evento não seria possível sem a contribuição de colaboradores voluntários em especial ao jovem DJ Valci Filho que providenciou todo o entretenimento musical durante este circuito auxiliando também na sonoplastia. Forte abraço e agradecimento ao nosso fotógrafo Ediglebison (“O Binho” rsrsrs).

Saibam que o trabalho de ambos, foi incrível! Parabéns.

Agradecemos a ilustre presença do coordenador e professor Manoel Sarmanho, que graças ao seu apoio, conseguimos apresentar este projeto. Obrigado também ao professor Leonardo Ribeiro por sua presença, carisma e network.

Por fim, nosso forte abraço aos palestrantes, que separam um tempinho em sua jornada para interagir com um novo público (em sua maioria acadêmicos), trocar conhecimentos e experiências e ajudar a fomentar a cultura do desenvolvimento (sejam jogos ou aplicativos) e suas vantagens e desvantagens para o mercado regional.

Obrigado a todos!


Trabalho Social: Doação de Alimentos

Embora a entrada para o evento fosse gratuita, os participantes puderam contribuir com 1Kg de alimento não perecível, convertido em sacolas para doação à algumas famílias carentes da região.

Conseguimos arrecadar com este projeto: 37 Kg de arroz, 9 Kg de feijão, 1 pacote de biscoitos e 1 pacote de leite em pó (200g), 4 pacotes de macarrão de sêmola e 13 Kg de açúcar. Agradecemos a todas as pessoas que puderam contribuir com algum alimento. Desta forma, criamos 04 cestas de alimentos (divididos em 02 sacolas plásticas de supermercado tradicional).

A entrega destas sacolas foi realizada no dia seguinte ao evento e podem ser conferidas nas imagens abaixo.


Confira nossa galeria

Fotos by Binho Fotos

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =