Mettzer – Uma ferramenta para escrever no padrão ABNT

No século XXI uma grande parcela da população mundial realiza um curso de nível superior e  no Brasil não é diferente. No término desta etapa tão gratificante, nos deparamos com o TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso), e neste momento nos surge a “barreira” de uma padronização obrigatória em todo TCC conhecida como ABNT.

Este guia irá apresentar para você leitor, uma ferramenta excepcional que lhe auxiliará na produção de TCC, Monografia, Tese, Dissertação, Artigos e Trabalhos Acadêmicos e o melhor, já adaptados às normas da ABNT e sem dor de cabeça.


Sobre as normas da ABNT

As normas ABNT possuem uma importância fundamental para a produção acadêmica e científica que é a de manter um padrão uniforme na estrutura e apresentação dos trabalhos. Sendo assim, um trabalho produzido na região sul, por exemplo, possa ser facilmente compreendido em qualquer outra região do Brasil e do mundo.

Essa normalização evita que cada autor produza seu trabalho de acordo com suas preferências pessoais, o que criaria uma incompatibilidade entre toda a produção acadêmica. Além de dificultar muito a troca de conhecimentos e experiências, resultando numa barreira para o avanço científico e tecnológico nacional.

As normas ABNT tem diversas exigências de pontuação, alinhamento do texto, organização das imagens, layout das tabelas e outras configurações que consomem muito tempo  do acadêmico, muitos escrevem todo o projeto e terceirizam essa etapa ( eu fiz isso na minha monografia de especialização ) e mesmo assim ainda está sujeito a erros, pois uma pessoa padroniza trabalhos de diversas áreas, fora o cansaço de realizar essa tarefa manualmente, é muito desgastante.

Uma excelente solução para esta etapa de produção do conhecimenot é o Mettzer.


Conheça o Mettzer

Formatação automática de trabalhos nas normas ABNT

O Mettzer é uma ferramenta que padroniza a produção e escrita de trabalhos (TCC, Dissertação, Monografia, Artigo e outros) já nas normas da ABNT. Com a autorização da equipe de desenvolvimento desta aplicação, realizamos um review para apresentar de uma forma generalizada suas funcionalidades.

Testamos essa solução e ficamos extremamente satisfeitos com o resultado obtido, pela praticidade de escrever tudo em um ambiente padronizado com as normas.

Não se preocupe com sumário, lista de imagens ou tabelas, notas de rodapé, numeração de páginas ou capítulos, margens, espaçamento, etc. Tudo isso é gerado automaticamente.

O layout do site é bem ergonômico. Quando você acessa precisa criar o seu projeto.

Figura 1 – Criando Projeto

Na figura 1, são exibidos os projetos criados, além de possibilitar a criação de outros. Para criar  é necessário marcar a opção no canto direito em cima da tela onde está escrito (Criar Projeto) . Ao criar um novo projeto irá aparecer uma tela idêntica a Figura 2 abaixo.

Figura 2 – Tela de Criação de Projetos

A figura 2, detalha qual tipo de projeto será inscrito, neste caso, escolhemos a opção Graduação. Após a escolha, a figura 3 exibe todos os tipos de publicação que podem ser realizadas.

Figura 3 – Opções de Escrita

 

Criado o projeto do TCC, ele mostra toda a estrutura a ser preenchida, no tamanho correto das letras, espaçamento, layout e organização detalhada na norma, como mostra a figura 4.

Figura 4 – Padronização

 

Se você utilizar algum software de escritório (Microsoft Office, LibreOffice ou Google Docs, por exemplo) para digitar será muito trabalhoso, pois terá que fazer manualmente toda a normatização e estruturação do documento. No Mettzer, já vem pronto (como mostra a figura 4) e a tarefa de digitar o seu projeto fica bem intuitiva.

Nas figuras 5, 6 e 7 são exibidos exemplos de como seriam algumas configurações para adicionar apenas a paginação, fonte e o sumário no documento utilizando a ferramenta Libre Office.

libreoffice-paginacao

Figura 5 – Como inserir paginação. (C) Google Search, 2018.

libreoffice-fonte

Figura 6 – Escolha do tamanho da fonte. (C) Google Search, 2018.

 

libreoffice-sumario

Figura 7- Adicionando Sumário. (C) Google Search, 2018.

 

O Mettzer é uma aplicação web e não precisa ser instalado.

Além disso não é necessário a instalação do Mettzer no seu computador, ele é compatível em diversos sistemas operacionais, basta ter um navegador e estar conectado a internet.

Figura 8 – Adicionando Sumário no Mettzer

 

Figura 9 – Adicionando Imagem no Mettzer

A figura 9 ilustra como inserir uma imagem, veja que ao escolher o arquivo ele preenche com os campos “Título, Figura, Complemento, Referência e a Página que está contida”. Automatizando as tarefas e facilitando a vida do acadêmico.

Figura 10 – Adicionando título no Mettzer

De acordo com a necessidade de adicionar ou remover títulos, a ferramenta é bem prática. Basta selecionar o texto desejado e escolher qual o modelo do título, como mostra a figura 10. Após isso automaticamente vai para o sumário o título adicionado, mostrado na figura 8.

Se observar ainda mais com atenção, na lateral esquerda das imagens apresentadas, segue a estrutura do trabalho (de acordo com a seleção na criação do projeto) com elementos obrigatórios e opcionais, tais como: Pré-textuais (capa, contracapa, dedicatória, etc), Textuais (o desenvolvimento do trabalho) e Pós-textuais (referências, anexo, apêndice, etc).

Após a produção de todo o trabalho, de fato não ter se preocupado com a estruturação e normatização, já acelera e muito todo o desenvolvimento escrito. Mas o que esperamos mesmo é poder IMPRIMIR o trabalho digitado para apresentar e submeter à banca avaliadora.

Ao fim do projeto é possível EXPORTAR seu trabalho em PDF e no padrão de margem PRONTO PARA IMPRESSÃO clicando no ícone de impressão (ícone impressora). Vide a figura 11 para exemplo do resultado obtido.

mettzer-resultado-arquivo-pdf

Figura 11 – Resultado trabalho em PDF


Conclusão

A fim de realizar uma comparação entre resultados, transcrevemos uma monografia pronta (a minha por sinal). O resultado final após o arquivo exportado em PDF foi surpreendente.

Pode-se dizer assim de passagem, que o resultado com o Mettzer foi até melhor (em sua padronização) do que a versão manual produzida e defendida em minha graduação.

O Mettzer é uma excelente ferramenta para edição de documentos seguindo as normas da ABNT. Um sistema robusto, muito fácil de manipular e com uma interface bem prática, onde qualquer pessoa com o conhecimento básico de informática poderá realizar essas tarefas.

Como o próprio slogan informa: 

Mettzer: Seu trabalho acadêmico da Capa até as Referências Bibliográficas formatado e pronto para entregar.

Conheça mais a ferramenta e muitas outras dicas no blog oficial do Mettzer ou na página oficial.

Confira também um vídeo tutorial oficial, disponibilizado gratuitamente no Youtube, ensino como utilizar e aproveitar melhor esta sensacional ferramenta.

Tutorial completo de utilização.

Van Glauco

Analista de redes e infraestrutura

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − nove =