Você sabe o que é um Backbone?

Diariamente utilizamos a internet e sequer sabemos como que ela funciona em nosso país, no continente e no mundo todo. Este artigo, vem expor de uma forma mais simples o que é um Backbone e quais suas funções em relação a utilizada da Internet.


O que é Backbone?

O Backbone, é a “espinha dorsal” da Internet. O termo é utilizado para identificar a rede principal por onde trafega (ligado em pontos físicos) o principal tráfego da Internet.

Sem o Backbone, muito provavelmente você não teria acesso à Internet de sua casa. (Nicolas Müller)

Geralmente redundante, por rotas físicas diferentes. A grosso modo, é um conjunto de pontos físicos de internet que transportam os dados entre diversos locais. 

Para entender melhor o conceito, pense no backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem. (MARTINS, 2009).

Müller em seu artigo, no Blog Ofina da Net, exemplifica de uma forma bastante prática:

  • Digamos que você deseja de acessar um site que está localizado em um servidor nos Estados Unidos, certamente você irá passar por um backbone nacional, até chegar aos pontos de interconexão, que obviamente conectam o Brasil e os Estados Unidos. Lá no país norte americano, você ainda passará por outro backbone para só então encontrar o datacenter que hospeda os servidores do site desejado.

A utilização dos backbones facilita o controle das redes. Com os backbones, transferência das informações é centralizada, deixando as empresas locais preocupadas apenas com manter as rotas afuniladas em pleno funcionamento. (MÜLLER, 2015).

O backbone também é comum em uma infraestrutura predial para Redes Locais. Por exemplo, digamos que há dois andares em uma empresa, cada andar, conta com 10 computadores, que estão interligados por dois switchs. Nesta situação, o cabo de interligação de ambos os andares é o backbone.

cabeamento-estruturado-eiatia

(C) Google Imagens, 2016.

Na imagem acima, o backbone está representado com “Cabeamento Vertical“.


A Função do Backbone

O backbone é o responsável por enviar e receber dados entre diferentes locais, dentro ou fora de um país. Esta enorme espinha dorsal é dividida em menores partes com o objetivo de impedir que o tráfego e a transmissão sejam lentos. A utilização de backbones facilita o controle das redes.

Existem vários backbones na Internet que estão divididos hierarquicamente, com a finalidade de controlar e monitorizar as redes, mantendo o elevado desempenho. Existem backbones de ligação intercontinental, que são derivados dos backbones internacionais, enquanto que os backbones nacionais são derivados dos backbones internacionais.


Rede Ipê: Backbone da RNP

A imagem abaixo, exibe backbone da RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, atualizado em 2016.

backbone-rede-ipe-rnp-2016

(C) RNP, 2016.

Seu backbone foi projetado para garantir não só a velocidade necessária ao tráfego de internet de aplicações básicas (navegação web, correio eletrônico e transferência de arquivos), mas também ao tráfego de serviços, aplicações avançadas e projetos científicos, e à experimentação de novas tecnologias, serviços e aplicações.

A Rede Ipê é a primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina, inaugurada pela RNP em 2005. O backbone da rede Ipê foi projetado para garantir não só a largura de banda necessária ao tráfego Internet usual (navegação web, correio eletrônico, transferência de arquivos) mas também o uso de serviços e aplicações avançadas e a experimentação. A infraestrutura engloba 27 Pontos de Presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender mais de 500 instituições de ensino e pesquisa em todo o país, beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários.

Se desejar, você pode ver mais sobre o Mapa da Rede Ipê, no site oficial, clicando aqui.


Rede Internacional

A ligação entre continentes é feita por cabos de fibra óptica submersos. Observe a imagem abaixo, que exibe um diagrama com um breve resumo das conexões continentais entre Brasil e Estados Unidos.

backbone-brasil-eua

(C) Submarine Cable Map, 2016.

Para visualizar o Mapa Completo do Cabeamento Submarino, acesse Submarine Cable Map.

A o Backbone da Rede Internacional, é responsável pela troca de informações entre as nações e continentes.


Fontes

Programador, Pentester e Professor. Geek Inveterado, Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacker, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *