Bancas Examinadoras: FUNRIO

logo-funrio-menor

A Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência – FUNRIO é uma das mais prestigiadas instituições que realiza concursos para as mais diversas autarquias federais e estaduais, ela é responsável por constituir as provas dos concursos pela divulgação e seleção.

Fundada por professores, a FUNRIO possui caráter mais focado na metodologia em questões mais literais que requerer do aluno domínio das matérias específicas de cada concurso.

A fundação presta serviços de seleção de pessoas, planejamento e realização de concursos públicos, seleção para residência médica, cursos, congressos, simpósios, seminários, entre outros. Além disso, presta assessoria técnica, gerencia projetos, realiza a gestão administrativa, de pesquisa e programas.

Essa banca organizadora elabora editais e provas por meio de uma equipe de professores adequada a realidade dos estados brasileiros. O candidato poderá através do site, visualizar todas as informações referentes aos concursos.

Provas

As avaliações da banca são formadas por provas objetivas, discursivas e testes de avaliação psicológica, física ou curso de formação. Os conhecimentos mais cobrados são Português, Raciocínio Lógico e Informática.

A maioria das avaliações são mais discursivas e longas em relação às demais instituições que realizam concursos.

Por ser uma instituição ligada a professores, as provas possuem um caráter mais metodológico, ou seja, o aluno precisa concentrar seus estudos como se estivesse prestando uma prova de vestibular, pois elas seguem essas características.

As provas aplicadas pela FUNRIO são focadas no conteúdo específico do concurso aplicado, abrangendo todo as áreas apresentadas no edital, ou seja, o candidato deve estudar bem cada matéria requerida no edital do concurso.

Seu estilo é mais tradicional. Ela dá mais enfoque em regras, métodos e busca explorar o caráter interpretativo do candidato, pois enunciados das questões são em sua maioria longos, de forma a exigir concentração e habilidade compreensiva do candidato.

Dicas

  • Pratique simulados e provas anteriores: Conheça como funcionam as provas e seu modo de aplicação, não sendo pego desprevenido, pois mesmo que tenha experiência em outros concursos, pode ser surpreendido com um tipo de prova da qual não está acostumado, o que diminuiria as suas chances de passar drasticamente.
  • Calcule bem o tempo no dia: Tenha uma estratégia de resposta bem definida, ou seja, calcule o tempo para solucionar cada questão, senão poderá se perder e não conseguir terminar a prova, se cansando rapidamente.

Ganhando tempo nas questões mais fáceis, você poderá dispensar mais minutos para fazer aquelas questões que requerem mais atenção e possuem as conhecidas “pegadinhas”, fuja delas dominando o tempo.

Dificuldade

  • As provas da FUNRIO possuem um grau de dificuldade alto, porém o aluno que se aplicar bem em cada matéria e possuir facilidade com provas longas se sairá bem.
  • Não deixe regras e especificidades das matérias passarem despercebidas, pois isso será exigido durante o processo seletivo.
    • Por exemplo, em questões de português serão avaliadas regras específicas de gramática, o candidato deve estudar cada regra.
    • Já em história, os recursos de memória serão exigidos, como datas, locais, tempos, ou seja, é mais o estilo “decoreba”, portanto fique atento.

Fontes:

  1. OK Concursos
  2. Exame Concursos

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Great delivery. Outstanding arguments. Keep up the great effort.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 1 =