Bancas Examinadoras: FUNCAB

funcab

Com a necessidade de ampliar seus quadros técnicos e melhorar a qualidade dos serviços públicos, muitas oportunidades de empregos públicos que oferecem bons salários e carreiras seguras vão surgir.

Nesse sentido temos casos da Organizadora FUNCAB (Fundação Professor Carlos Alberto Bittencourt), que estão a frente na questão sobre o lançamento de editais e carreiras de sucesso.

Preparação

Os editais contêm todo o conteúdo que será aplicado nas provas, disponibilizado no site da FUNCAB.

Nos editais todas as regras da prova e admissão estão descritas de forma clara e objetiva, tornando-se um manual do candidato.

Uma dica importante é procurar provas aplicadas pela organizadora anteriormente, o que pode dar experiência na formulação de sua preparação.

Além de estar preparado para a prova objetiva o candidato deve estar preparado para as etapas físicas, que também tem caráter eliminatório.

Então esteja em dia com a saúde e procure colocar em suas atividades, um tempo para treinamento das provas físicas.

Provas

Para especialistas em concursos públicos, a FUNCAB não apresentou questões muito complexas em certames anteriores. Segundo o professor de raciocínio lógico do curso preparatório Grancursos Luis Telles, a organizadora deve cobrar textos curtos e simples no enunciado, sem utilizar notação e simbologia, típicas da disciplina.

Eles vão dar uma sequência de fatos para que o aluno marque a conclusão correta”, aposta Telles.

Ainda de acordo com o professor, o mais importante para se dar bem na parte de raciocínio lógico é ler com atenção os enunciados, que, em outras bancas, seriam cobrados na forma de simbologia.

Tabela verdade pode cair em forma de texto. Então, quem pensa que raciocínio lógico está mais próximo de matemática se engana, pois a prova vai exigir muito mais interpretação de texto”, afirma.

Já as questões de língua portuguesa devem cobrar mais gramática.

Até 80% da parte de português dos certames organizados pela banca focam no conhecimento das funções gramaticais”, afirma o professor Fernando Pestana, autor do livro A gramática para concursos (Ed. Elsevier / R$ 146,90/ 1.112 páginas).

De acordo com o especialista, os assuntos que mais aparecem, como sinonímia e coesão referencial e sequencial, exigem bom vocabulário. Outro conteúdo que merece atenção especial é o uso das conjunções, que sempre está presente nos exames da banca.

Não tem outro jeito, o candidato precisa memorizar um pouco delas a cada dia para acertar todos os itens”, recomenda.

O candidato provavelmente não encontrará novidades na prova de direito administrativo. Para o professor e advogado especialista em concursos públicos Fabio Ximenes, o melhor é dar enfoque à Lei nº 8.112 — que trata do estatuto dos servidores públicos — aos atos e poderes administrativos e à Lei nº 8.666, de licitações.

Bancas menos conhecidas, como a FUNCAB, exigem que o aluno tenha cuidado com o texto e a literalidade da lei, sem cobrar jurisprudência.”

Foco

Para quem teme que a FUNCAB aumentará o nível de cobrança no conteúdo de noções de direito, Ximenes afirma que não se deve temer este conteúdo. Segundo ele, o melhor é manter o foco no que já vem sendo cobrado em outras seleções.

Em direito constitucional, por exemplo, sempre caem itens sobre o artigo quinto da Constituição”, afirma.

Concursos

A Funcab realiza mais concursos municipais e estaduais, porém a Fundação foi também organizadora do processo seletivo simplificado da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar e também da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

  • Atenção: dependendo do certame, além da prova objetiva, os candidatos deverão estar preparados para responder a etapa da Investigação Social, que é de competência do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, por exemplo.

Nesta etapa ocorre a avaliação de comportamento e de idoneidade moral dos candidatos, que é feita por meio da investigação da vida pregressa e atual dos inscritos no âmbito familiar, social, funcional, civil e criminal.

Caso sejam encontradas discordâncias com as exigências da Polícia, o candidato será eliminado.

Dicas

Vídeo Informativo – Aprova Concursos, com dicas sobre a FUNCAB.

Fontes:

  1. Exame Concursos
  2. Aprova Concursos (Vídeo)

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 10 =