Bancas Examinadoras: FCC

fcc

A Fundação Carlos Chagas (FCC) trabalha com os conteúdos de maneira direta e objetiva. São características da banca as questões de múltipla escolha. Podemos observar uma boa distribuição das questões ao longo da prova, o que faz com que sejam cobrados todos os tópicos do edital.

A FCC, tradicional organizadora com pelo menos 50 anos de experiência de notório serviços prestados, tem como carro chefe a experiência na aplicação de provas para os Tribunais Regionais do Trabalho e algumas provas voltadas para outros setores do judiciário.

Provas

Um grande desafio para os candidatos em seus concursos públicos é a capacidade de avaliar a prova como examinador e não como candidato. Em concursos de alta concorrência e necessidade de alto rendimento do candidato esse pode ser o diferencial.

Na prova da FCC, é possível encontrar uma ou outra questão doutrinária ou jurisprudencial. Contudo, sem medo de errar, podemos dizer que a maior parte da prova é composta por questões literais, “letra da lei”, ou, como ouvimos no mundo dos concursos, a lei “seca”.

Tem dificuldade média, mas podem ter questões difíceis com alto grau de complexidade. A prova de Português fica bem equilibrada entre interpretação de textos e questões de gramática. A prova de Direito exige conhecimento literal da lei, desprezando níveis maiores de raciocínio, o que facilita candidatos que têm bom índice de memorização. A prova de informática costuma ter textos longos e privilegia conhecimentos acerca do uso na prática dos computadores, ao invés de cobrar teoria.

As questões são de múltipla escolha, bastando ao candidato assinalar a alternativa correta, dentre as possibilidades. Além disso, também tem alto grau de incidência, principalmente na prova de Língua Portuguesa, questões do tipo “marque a alternativa incorreta”. Nesse caso, os candidatos desatentos ou cansados podem cair na armadilha de marcar a opção correta.

Atenção

Um bom conselho é o estudo atento da legislação. O candidato não pode se deter apenas a manuais, doutrinas e jurisprudências. Com esse cuidado no estudo, o candidato terá grandes chances de ser aprovado.

Além disso, duas matérias podem enganar os concurseiros novatos: Informática e Língua Portuguesa. A maioria acredita que conhece profundamente essas matérias, no entanto, na hora da prova, acabam esquecendo onde ficam os menus e comandos dos aplicativos de escritório, fazem alguma confusão de conceito ou algo do gênero. Por isso, reserve uma parte do seu dia para aprender essas duas matérias.

Dicas

  • Faça as provas anteriores.
  • Estude os conteúdos propostos pela banca, observando questões anteriores de concursos de mesmo nível ou nível inferior.
  • Treine fazendo muitos simulados de concursos públicos e aprenda como fazer uma redação para aumentar a resistência e reduzir o cansaço durante o processo seletivo.
  • A FCC se apoia no conteúdo programático de seu edital, pulverizando em sua prova ele em seu contexto.
  • O conhecimento da lei em sua plenitude se torna um diferencial para os candidatos, pois a FCC considera mais importante a interpretação da lei do que sua jurisprudência.

Dificuldade

  • O grau de dificuldade que encontramos é de médio a difícil. Vale a pena ler as alternativas propostas e depois partir para o enunciado das questões. Por apresentar uma relação coesa entre as diversas questões, uma breve leitura da prova pode auxiliar o candidato a responder outras questões.
  • As provas da Fundação Carlos Chagas são para candidatos que buscam o alto desempenho e, para esse nível de concurso, uma boa solução é simulação de suas provas para condicionar seu tempo e cansaço na solução das questões.

Pela concorrência das vagas oferecidas em geral pela organizadora, o nível de exigência dos candidatos é alto.

Os Concursos

Em geral os concursos organizados pela Fundação Carlos Chagas, são voltados para o poder judiciário, sendo necessário domínio de direito constitucional, administrativo em geral e, em casos específicos como tem sido seus últimos certames que tem sido voltado para os Tribunais Trabalhistas, domínio do direito trabalhista se faz essencial para os candidatos.

Ela organiza concursos para os mais variados tipos de cargos de nível médio, técnico e superior, aplicando provas inclusive para o cargo de Juiz do Tribunal do Trabalho.

Pode-se considerar a Fundação Carlos Chagas como especialista em concurso para Tribunais. Então se o candidato tomou a decisão de prestar concurso para o Judiciário, Autarquias e Empresas Públicas, ele deve levar em consideração a grande chance da banca examinadora de seu concurso ser a Fundação Carlos Chagas.

Fontes:

  1. Exame Concursos
  2. Alfa Concursos
  3. Ok Concursos
  4. Web Info Designer

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =