Bancas Examinadoras: FADESP

screenhunter

A Organizadora FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) é uma instituição que apoia o desenvolvimento científico, tecnológico e social da Amazônia.

Ela foi criada em 1977 como suporte às atividades da UFPA (Universidade Federal do Pará), atuando em gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão, além da execução de concursos públicos.

Provas

As questões costumam variar em número, sendo algumas com 80 questões e outras com 20, podendo variar neste intervalo o número de questões do teste de acordo com o cargo desejado e sendo a prova de conhecimento específico com maior peso (peso 2, enquanto as outras têm peso 1 – totalizando ao fim, geralmente em uma prova de peso 5).

Para as provas de nível alfabetizado, as disciplinas são 20 questões de Português e Matemática e ambas as disciplinas possuem peso 10, geralmente.

Dicas

  • Estude e teste seus conhecimentos: Faça simulados, busque provas anteriores da organização. Observe quais são suas maiores dificuldades para saber onde ter mais atenção.
  • Estude e se atualize na sua área específica: Como o peso das provas da organizadora FADESP são maiores no conhecimento específico, estude bastante o conteúdo relativo à área que deseja. 

Busque ajuda em vídeos, livros, apostilas, etc.

  • Atualize-se: Leia jornais e portais de notícias confiáveis. Procure notícias internacionais e nacionais e faça um fichamento das principais. 
  • No que você é bom? : Perceba quais matérias seu desempenho é mais baixo e ponha mais foco nelas para tornar sua pontuação maior e não “zerar” em nenhuma matéria, o que pode comprometer a sua vaga. 
  • Decore: Cole fórmulas e trechos das disciplinas em portas, paredes, janelas, pois o contato constante com a disciplina ajudará a fixar a matéria na sua mente, durante seus estudos.
  • Devagar na véspera: Essa é a hora de relaxar e arejar a mente, mas não de deixar os estudos de lado! Repasse as matérias sem pressa e de maneira superficial e depois relaxe e deixe para redobrar sua atenção apenas no momento da prova. 

Tal atitude fará com que você não tenha um desgaste muito grande que possa te interferir no momento em que estiver resolvendo as questões.

  • Questões da prova feitas pela organizadora FADESP: É importante ler atentamente as questões por dois fatores:
    1. muitas vezes a resposta já está nela
    2. porque as próximas questões podem ser do mesmo texto.

Aproveite para grifar palavras-chave.

  • Mais fáceis primeiro: Observe a prova, veja quais são as mais fáceis e as resolva primeiro. Passe para as mais difíceis só depois, assim você ganha tempo e já ganha pontos com o que sabe.
  • Leia sempre: Ler não ajuda somente na interpretação de texto, como também no conhecimento e escrita correta das palavras, além de ajudar no entendimento de muitas questões de outras matérias.

Às vezes a resposta, das provas da organizadora FADESP, está na interpretação correta dos dados das questões, portanto, treine suas habilidades de interpretação.

Ao prestar um concurso, lembre-se de que a prática é o melhor amigo do concurseiro. Não adianta passar todo o tempo debruçado em livros e não praticar com as questões das provas anteriores da organização, estude com calma e tenha foco naquilo que você não possui tanto conhecimento.

Colocando as dicas do texto em prática você sentirá maior segurança, o que te deixará com mais tranquilidade, fazendo com que sua vaga seja garantida em um dos concursos desta organizadora.

Fontes:

  1. Exame Concursos
  2. Portal FADESP

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 9 =