Bancas Examinadoras: Cespe|UnB

curso-cespe-unb-rico-domingues-concursos

A banca Cespe/UnB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) tem se destacado nos últimos anos, sendo a principal organizadora de provas para concursos públicos e, o que é mais importante, não cometendo muitos erros em seu processo.

A Cespe/UnB organiza os principais concursos nacionais, contudo, uma área se destaca nesse cenário: as carreiras policiais. Instituições como: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) e Polícia Civil do DF (PCDF) são alguns dos concursos contemplados com a formatação padrão de cobrança de questões e da prova discursiva. Além disso, ela foi responsável pelos concursos do Ministério Público da União, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Ministério de Minas e Energia.

Provas

A Cespe/UnB tem duas formatações nas cobranças das questões. A primeira (menos usada) é a formatação padrão das demais bancas organizadoras, ou seja, múltipla escolha. No entanto, a formatação clássica, que dá destaque especial à banca, é a formatação “certo ou errado”.

A banca faz uma afirmação ou negação no texto e o candidato tem que dizer se está certo ou errado. A cada questão que o candidato erra, existe uma pena que retira uma das questões que ele acertou e as questões deixadas em branco ou com dupla marcação não são apenadas, por isso, a dica de muitos professores de concursos (e minha com certeza) é deixar em branco as questões que não tem certeza, para não correr o risco de perder pontos garantidos.

A prova não vem separada por matérias; sendo assim, as questões são multidisciplinares, abrangendo várias matérias em uma mesma pergunta. As questões exigem grande raciocínio e assimilação do candidato, por isso é considerado difícil para alguns, que preferem concursos públicos com o famoso “decoreba”.

Cuidado

O candidato que pretende fazer um concurso dessa banca deve ter em vista que a preparação é distinta, pois o estilo de prova não é o tradicional. Além disso, é preciso entender que a resolução de exercícios antes da prova é fundamental para garantir uma boa colocação no concurso.

Como esse sistema de julgar as alternativas é pouco utilizado nas outras bancas, é importante que o candidato se prepare para um concurso do Cespe/UnB, praticando bastante e resolvendo questões de ‘certo’ e ‘errado’ e simulados de concursos públicos, para não ter surpresas desagradáveis na hora das provas de concurso público. No dia do concurso, evite chutar questões que não tem certeza, para que sua pontuação não seja prejudicada.

Geralmente, os textos utilizados no concurso do Cespe/UnB são atuais, modernos e coletados da internet e de jornais às vésperas do concurso. Por isso, procure ler o máximo de notícias durante sua preparação, para que aumente as chances de ter um texto conhecido e já interpretado anteriormente.

Fontes:

  1. Ok Concursos
  2. Alfa Concursos

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =