5 Dicas Para Aumentar a Vida Útil do Seu Notebook

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site União Geek.

Ao comprar um notebook novo espera-se que ele mantenha o bom desempenho por um longo período. Segundo especialistas, em média, a vida útil de um notebook é de três a cinco anos, dependendo da qualidade do aparelho e também da maneira que ele é utilizado, ou seja, para que seu computador dure mais tempo, além de escolher um produto de qualidade, você precisa usá-lo corretamente e isso implica alguns cuidados básicos.

Confira 5 medidas para aumentar a vida útil do seu note!

limpeza-notebook-shutterstock


1 – Mantenha o Notebook Limpo

O acúmulo de sujeira pode danificar o funcionamento do notebook, então além de evitar o contato com líquidos, poeira e farelos, é importante limpar o aparelho regularmente.

Na limpeza externa utilize um pano limpo, levemente umedecido, e limpe o aparelho cuidadosamente – produtos químicos só são indicados quando eles forem recomendados pelo fabricante do notebook, caso contrário evite. Se o aparelho precisar de uma limpeza mais profunda, é possível encontrar sprays de ar comprimido e escovas em lojas especializadas.


2 – Atenção com a Bateria

A bateria costuma ser um dos primeiros itens a apresentar sinais de desgastes. Para conservá-la por mais tempo, a recomendação é que o notebook não fique ligado a tomada o tempo todo. É importante também manter o carregador conectado até que a carga esteja completa e só utilizá-lo novamente quando a bateria se esgotar quase que completamente.


3 – Proteja seu Notebook Contra Vírus

A presença de um software malicioso pode prejudicar o desempenho do seu computador ou até mesmo danificá-lo permanentemente. Nesse caso, a solução mais simples é também a mais eficiente: utilize um programa antivírus! Dessa maneira seu notebook estará livre de vírus, malwares e de outras ameaças digitais.

limpeza-notebook-pixels


4 – Evite o Superaquecimento

O superaquecimento do notebook pode acarretar em danos para os componentes internos da máquina, por isso, ele conta com um sistema de ventilação que mantém a temperatura estável.

As saídas de ar, geralmente localizadas nas laterais do notebook, fazem parte desse sistema de ventilação e para que elas funcionem bem é importante que elas estejam sempre “livres”, ou seja, nada de bloqueá-las colocando o aparelho sobre um cobertor, almofada ou qualquer outra superfície que afunde ou aqueça com facilidade.


5 – Atualize os Softwares

Atualizações no sistema operacional e em programas são importantes para evitar vulnerabilidades que podem afetar o computador. Além disso, com isso você sempre estará a par das principais novidades de cada software.

Com esses cuidados simples você poderá aproveitar seu notebook por mais tempo! Conhece mais algumas dicas para aumentar a vida útil da sua máquina? Conte para gente!

Imagens: Shutterstock e Pexels.

Andre H O Santos

Pentester, Especialista em Segurança de Redes e Testes de Invasão, Programador, Consultor e Professor de T.I.. Geek Inveterado, Apaixonado por Segurança da Informação e Louco por GNU/Linux. Dedica grande parte do seu tempo para criar soluções que ajudem dezenas de milhares de pessoas com dicas e artigos em Tecnologia e Segurança da Informação. Possui algumas Certificações em Ethical Hacking, Cabling System, Linux e Administração de Redes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 8 =